The Danish Girl (2011)
The Danish Girl é um filme britânico-americano, de 2015, dirigido por Tom Hooper, cineasta inglês, que fez o filme O Discurso do Rei (2011)
Baseado na história real do casal de artistas dinamarqueses Einar e Gerda Wegener. Ela, uma retratista; ele, um renomado paisagista.
Ao posar para sua esposa, Gerda (Alicia Vikander), Einar Wegener (Eddie Redmayne) desperta Lili Elbe seu verdadeiro Eu, escondida desde sempre no corpo de Einar.
Os retratos de “Lili” fazem um verdadeiro glamour na França e Gerda consegue,finalmente, o reconhecimento no mundo artístico.
Lili faz de tudo para se transformar na mulher que sempre desejou ser, a qualquer preço; até mesmo correr o risco de enfrentar corajosamente uma perigosa cirurgia de redesignação sexual, tornando-se a segunda mulher transgênero no mundo, depois de Dora Richter.
O filme mostra o drama e a luta de Lili e Gerda numa Copenhagen dos anos 20, contra a discriminação numa época de grande intolerância, que tratava a disforia de gênero como depravação e doença mental.
Um filme que foi cuidadosamente e minuciosamente estudado, tanto na beleza das fotografias de Danny Cohen, a trilha sonora de Alexandre Desplat e o fabuloso figurino de Paco Delgado, como na escolha excepcional dos atores e toda a equipe cinematográfica.
Multidões vestidas de uma época, paisagens pitorescas desfilam na frente da câmera de Hooper, que acompanha o lenço de Lili Elbe voando para o infinito, transmitindo a sensação de liberdade e satisfação de uma pessoa que conseguiu ser realmente ela mesma.